Como vencer no War

War o jogo da estratégia

O jogo de tabuleiro War da Grow é considerado um dos maiores jogos de estratégia de todos os tempos. Um jogo que fez e ainda faz parte dos momentos de lazer dos brasileiros. Com partidas repletas de emoção que podem durar horas, ou até mesmo, dias War é um jogo capaz de reunir toda a família e proporcionar muitos momentos de diversão e também de confusão. Quem nunca brigou com amigos, irmãos, namorados e até mesmo com os país depois de um ataque covarde que acabou com todos seus exércitos? Quem nunca fez aquela carinha do gato do Shrek implorando para não ser atacado por aquela pessoa que você tanto gosta? Na maioria das vezes a chantagem emocional não surte nenhum efeito. Isso por que War é um jogo de estratégia, mas que necessita muita inteligência, raciocínio e frieza. Quando os exércitos se põem em marcha todo sentimentalismo é expulso do campo de batalha. Nesse campo, somente os fortes prevalecem, os generais estrategistas, dispostos as manobras mais ousadas para conquistar seus objetivos.

Certo, mas como vencer no War?

Muitas pessoas se perguntam. Como eu faço para vencer no War. Seria apenas contando com a sorte? E é justamente isso que vamos te ensinar, aqui e agora. Esse artigo foi escrito levando em consideração o jogo original, lançado em 1972 e que você já conhece as regras básicas do jogo. Mas não se preocupe, pois todos os conceitos que você vai aprender aqui poderá ser aplicado em qualquer uma das diversas modalidades de War que existe atualmente. Para te ajudar a vencer no War vamos abordar 3 pontos importantes, mapa, fronteiras e Ataque x Defesa.

                                                                         1. Mapa

A divisão mais importante do mapa do War é a por continentes. Pois se um jogador manter o controle de todos os territórios de um continente ele ganhará uma quantidade extra de exércitos ao final de seu turno. Embora conquistar a Ásia pareça tentador, uma vez que essa fornece 7 exércitos, é preciso lembrar que esse continente é muito maior que os demais, o que faz com que o estrategista tenha que conquistar muitos territórios para receber o controle total da Ásia, como podemos ver na tabela ao lado. Por isso é importante também considerar a taxa de retorno exército/territórios relativa a cada continente. Na mesma tabela podemos ver que a Europa tem a maior taxa de retorno: 0,71. Ou seja, a cada 1 território conquistado na Europa, seu rendimento em exércitos é de 0,71, caso você conquiste todo o continente e o mantenha conquistado até o final do turno.

2. Fronteiras

Embora a Europa tenha a maior taxa de retorno por territórios, ela está bem no centro do tabuleiro, no meio da Guerra e possui 4 fronteiras a ser defendidas. Por isso, antes de sair correndo para conquistar a Europa é preciso levar em consideração a relação de fronteiras a defender com a quantidade de exércitos ganhos por turno. Isso também pode ser consultado em nossa tabela. Levando em consideração a razão entre exércitos recebidos e fronteiras a defender temos a América do Norte em primeiro lugar com uma razão de 1,67. Isso significa que o estrategista recebe 1,67 exércitos para cada fronteira a ser defendida na América do Norte. Nesse quesito, a Ásia que antes parecia tão atraente fica apenas na penúltima colocação com uma taxa de 1,17 exércitos por fronteira. A Europa, por sua vez, se mantém competitiva com uma taxa de 1,25 exércitos recebidos por cada fronteira, ocupando o terceiro lugar desse quesito. Isso significa que, em relação a América do Norte, a Europa é mais fácil de conquistar, porém mais difícil de defender. A América do Norte é mais difícil de conquistar, uma vez que possui 2 territórios a mais do que a Europa, porém uma vez conquistada é mais fácil de defender, por ter apenas 3 fronteiras contra 4 da Europa... Ufa :p

3. Ataque x Defesa

Por fim vamos falar da probabilidade de vitória ou derrota de acordo com a quantidade de exércitos atacantes e defensores. Essa é a parte emocionante do jogo. Quem ataca usa os dados vermelhos, quem defende usa os dados amarelos. Cada jogador lança 3 dados e comparam-se os resultados. É importantíssimo lembrar que em caso de empate a defesa vence, o que faz com que na situação de 1 x 1 o atacante tenha apenas 42% de chances de vitória. Ao lado temos uma imagem que mostra as probabilidades de vitória do ataque e da defesa de acordo com o número de exércitos mobilizados em cada jogada.

Finalmente

Para vencer no War é fundamental ser um estrategista frio e calculista e contar com uma dose de sorte. Entretanto, conhecer esses números pode te dar uma vantagem na partida. Lembrando que no que diz respeito a relação entre territórios a serem conquistados e exércitos bônus recebidos a Europa se destaca com uma taxa de 0,71. Mas, quando comparamos a quantidade de exércitos recebidos com o número de fronteiras que precisaremos defender, conquistar a América do Norte parece um bom negócio. Por fim, esteja ciente de suas chances de vitória de acordo com a quantidade de exércitos mobilizados e vá para o combate. 

Esse texto foi escrito com base no vídeo da escola Acrescenti





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WAR O JOGO DA ESTRATÉGIA

INDEPENDÊNCIA DOS EUA: A Guerra Franco-Indígena.