INDEPENDÊNCIA DOS EUA: A Guerra Franco-Indígena.

A Guerra Franco-Indígena (1754-1763) foi uma das frentes de batalha da chamada guerra dos 7 anos. O conflito envolveu os Britânicos contra Franceses, ambos aliados a tribos de nativos americanos, lutando na fronteira noroeste das 13 colônias, próximo a região dos Grandes Lagos e do Canadá. Os ingleses saíram vitoriosos conquistando diversos territórios, antes pertencentes a França, como a colônia do Quebec, partes da Louisiana, entre outras. 
Guerra Franco-Indigena
Com as novas aquisições, o império Britânico quase que duplicou de tamanho, elevando também, seu custo de manutenção, administração e proteção. Para administrar esse novo império, os ingleses precisaram melhorar seu sistema colonial, de forma a torná-lo mais eficiente. As consequências dessa nova política britânica foram fundamentais para o processo de revolta e conquista da independência por parte dos habitantes das 13 colônias inglesas na América do Norte. 
O fato é que esses colonos haviam estruturado sua sociedade de forma relativamente autônoma até meados do século XVIII. Ainda na ocupação do território, no início do século VXII, o governo Inglês optou por terceirizar suas ações, concedendo permissões a companhias privadas para que essas colonizassem o território em nome do Rei. Diferente do ocorrido nas colônias portuguesas e espanholas, o controle inglês sobre suas colônias na América do Norte era frouxo, muitas vezes ausente. Era comum em cada cidade possuir uma câmara de representantes e cada colônia uma assembleia legislativa, formada pelos colonos mais distintos. No geral, brancos, do sexo masculino e de religião protestante. Esses eram responsáveis por elaborarem leis tributárias, civis e religiosas para si.
Parecia claro ao parlamento inglês que os habitantes das 13 colônias teriam que contribuir mais para o pagamento das despesas da Guerra, que em 1763, giravam em torno dos 130 milhões de Libras Esterlinas. Afinal, segundo os ingleses, essas despesas foram o resultado da proteção oferecida aos habitantes das 13 colônias contra índios e franceses. O que se seguiu, foi uma série de Leis que visavam aumentar a arrecadação de tributos sobre o comércio de sua colônia, fortalecer o controle administrativo da Coroa e proteger os recém conquistados súditos das ex-colônias francesas.
Sim, pois, com a vitória inglesa na Guerra Franco-Indígena todos os habitantes das colônias canadenses ficaram sob responsabilidade do Império Britânico e ao Rei não era interessante disputas entre seus colonos no novo mundo. Assim, a Lei de Quebec, demarcou as fronteiras canadenses e proibiu os colonos ingleses de ocuparem essa área. Essa atitude fazia parte da nova lógica colonial, de buscar maior controle, pois limitar os assentamentos e o surgimento de novas colônias facilitaria o controle Britânico. Essa medida foi muito impopular, pois para os colonos ingleses, essas áreas os pertenciam por direito.
Com o fim da guerra, os soldados britânicos, antes instalados na fronteira oeste, perderam sua função de proteger os colonos contra índios e franceses. Assim, esses foram transferidos em massa para as grandes cidades, para fazerem cumprir as novas Leis e imposições do parlamente inglês. Em Boston, capital de Massachusetts, em 1770, havia um casaco vermelho britânico para cada 4 colonos. Isso contribuía para intensificar o clima de tensão nas colônias, ainda mais, quando a Lei do Aquartelamento dizia que se necessário os colonos deveriam abrigar soldados em suas casas.
As consequências desse conflito entre franceses, britânicos e nativos influenciou de maneira decisiva os movimentos de rebeldia, que no começo era composto por uma minoria de colonos radicais. De um lado a posição do parlamento inglês, que defendia que os colonos deveriam pagar por sua proteção e administração bem como se submeter a suas leis. De outro a recusa desses colonos em acatar regras de um parlamento distante, que nos últimos séculos pouco havia dado as caras e no qual eles não tinham representação. Qual posição era mais legítima? Veremos na continuação dessa história, em um próximo post.

Comentários

  1. Prefiro o brogue do Puto lá tem Pac Man!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk, fiquei todo feliz que tinha um comentário... ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Até que é um bom relato sobre a independência dos Estados Unidos.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei mto ! Recentemente eu li sobre o assunto em uma revista, e não continha algumas informações que tem aqui, parabéns !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

WAR O JOGO DA ESTRATÉGIA

Como vencer no War