O CRISTIANISMO NA ETIÓPIA
ETIÓPIA CRISTÃ
Com base na relação que desde as origens a igreja etíope manteve com o Patriarcado de Alexandria do Egipto, o Cristianismo difundiu-se no país na forma copta ortodoxa. A entrada em cena do Islão , a partir do século VIII, não impediu o Cristianismo de desenvolver um papel decisivo na história da Etiópia. O Cristianismo é ainda hoje a religião predominante nas regiões que foram centrais nas vicissitudes da história etíope, ou seja, os planaltos e também em quase todas as principais cidades.
Segundo Artur, professor universitário que está visitando o país: uma das principais atrações da Etiópia são suas igrejas. A Etiópia foi um dos primeiros países a adotar o cristianismo, e sempre teve uma relação muito próxima com o judaísmo. Por muito tempo, o país permaneceu isolado do resto do mundo cristão, o que permitiu o surgimento de tradições muito particulares!
Diz a lenda que a Rainha de Sabá (Makeda) visitou o Rei Salomão e os dois tiveram um filho, Menelik I. Quando Menelik I visitou seu pai, roubou a Arca da Aliança e deixou uma réplica em Jerusalém. Ainda de acordo com a história tradicional, a Arca original fica aqui em Aksum, em uma pequena capela perto da igreja de Santa Maria de Sião, vigiada por um monge que permanece até o fim de seus dias recluso em sua tarefa. A capela é totalmente inacessível, mesmo para os imperadores. Quando fui me aproximando para tirar uma foto, o vigia já se apressou para não me deixar entrar! E eu ainda estava longe..
E você sabia que a Etiópia era Cristã?
Fontes:
http://www.alem-mar.org
http://www.alem-mar.org
Wuerges, Arthur.
Comentários
Postar um comentário