De Harvard a Sobral(CE) - Tábata Amaral e a Educação


É consenso que a educação pública do Brasil está, há tempos, em estado de sofrimento. Isso de forma alguma significa negar os avanços dos últimos trinta anos, principalmente na inclusão e no combate ao analfabetismo. Não há outro caminho para o desenvolvimento de um país que não passe por um pesado investimento em educação, mas também não pode ser investimento cego. É preciso tornar mais eficiente o uso a verba pública na educação e focar em pontos como, por exemplo, a carreira docente.
Muitos políticos se elegeram em 2018 pautando a educação. Isso deveria ser bom, certo? Mas infelizmente uma boa parte esteve mais preocupado em propagar um populismo raso e burro denunciando uma suposta  "doutrinação comunomarxistabolivariana" nas escolas. Teve uma Guria de Santa Catarina que chegou a criar um canal para que os alunos denunciassem professores doutrinadores. Eu continuo esperando os milhões de alunos doutrinados durante o governo do Petê se levantarem pela pátria comunoesquerdobolivigayzista, até agora nada.
Deputados S - Z  - Tábata Amaral
Tábata Amaral - Deputada Federal (PDT-SP)
A boa notícia é a Tabata Amaral (PDT-SP), uma das parlamentares mais jovens eleitas no País. A menina saída da periferia de São Paulo, graduada em Ciências Políticas e Astrofísica pela Universidade de Harvard, teve pouco mais de 264 mil votos. Na área da educação, Tabata Amaral tem três prioridades: discussões sobre o FUNDEB, a carreira no magistério e mudanças no ensino médio.
A deputada se inspira na experiência de Sobral no Ceará e tentará reproduzir o modelo do Curral Eleitoral de Ciro Gomes para o Brasil. Em 12 anos a educação pública de Sobral deixou de ser uma das piores para se tornar a melhor do país e com as menores diferenças de notas entre alunos de baixo e alto poder aquisitivo, mas como? Foram três pilares principais: sendo o primeiro a despolitização da educação pública, em que os diretores passam a ser escolhidos meritocraticamente e não por indicação política. O segundo pilar foram programas de formação continuada para professores. O terceiro pilar foi a implementação de metas para a educação e valorização dos professores que as cumprirem, em 2011 foram distribuídos cerca de R$ 450 mil em prêmios para os docentes, também é oferecido um 14º salário para professores que atingiram as metas. Outro dado importante é que em Sobral de 26,5% a 27% do orçamento da prefeitura é destinado para a educação (o mínimo constitucional é de 25%). Em outras palavras, Sobral mostra que não são necessários grandes recursos para transformar a educação brasileira, mas sim boas práticas políticas e de gestão na educação pública.
Evolução do IDEB da Cidade de Sobral-CE
E como podemos reproduzir o sucesso educacional de Sobral em todo país? É aí que, segundo Tábata, entra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos da União vinculados à educação. A destinação destes investimentos é feita atualmente de acordo com o número de alunos da educação básica, mas o Fundeb vence em 2020.
Essa é a oportunidade que temos para renovar e mudar as regras de concessão dos recursos do Fundeb para incentivar boas práticas de gestão na educação pública, visando despolitizar e profissionalizar a gestão das escolas e das secretarias de educação, por exemplo, alocando mais recursos para cidades cujo diretores das escolas e secretários da educação não são nomeados por indicação política e sim eleitos meritocraticamente. Criar bonificações e avanços de carreira para professores que obtiverem bons resultados e ainda o Fundeb pode ser usado para incentivar a formação continuada do professor, alocando recursos para a criação de centros de profissionalização de professores nos quais os próprios professores compartilham suas estratégias de sucesso uns com os outros.
Concordo muito com as idéias da Tábata, valorizar o esforço do professor, profissionalizar a gestão, criar prêmios e bonificações, dar condições de aperfeiçoamento, segurança e reconhecimento é o caminho para motivar esse profissional a querer ir além, dar seu melhor. Como falar e inovação quando muitos professores não possuem condições mínimas de trabalho? Professores são seres humanos, com projetos, aspirações, sonhos,inclusive e principalmente financeiros.
Para finalizar algumas considerações.
1.É muito bom ter políticos que nos inspiram bons sentimentos;
2. É legal também ver gente tratando a educação com a seriedade como ela merece;
3. Vamos ficar de olho da Tábata, sabemos das dificuldades de atuar seriamente em um congresso formado por youtubers, polemistas e atores... pornô rsrsrs
Se você concorda ou discorda, deixe ai seu comentário e vamos conversar.


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